sábado, 8 de junho de 2013

Revolução Americana

Tudo começou quando: A Inglaterra estendeu seus domínios à América do Norte entre os séculos XVI e XVIII. No séc XVIII muitos escoceses e irlandeses abandonaram a  Grã-Bretanha por motivos econômicos, religiosos e políticos; fundando assim, 13 colônias no território Americano. As colônias do Norte e do Centro viviam do comércio, e defendiam ideais iluministas. As colônias do sul viviam da agricultura, onde trabalhavam escravos africanos. Apesar das diferenças, os colonos estavam unidos pela língua, religião, e pelo desejo de autonomia.
Em 1773, os colonos se juntaram para se revoltar contra os impostos apresentados pela Inglaterra, e o governo inglês reagiu a isso. E a partir dessa revolução, iniciaram-se outras, que vieram a dar lugar a independência dos Estados Unidos da América.


Os ideais principais dessas revoluções podem ser encontrados na Declaração da Independência, de 1776; e na Constituição Norte-Americana de 1788.





"Nós mantemos estas verdades como auto-evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade, e a busca da felicidade." ( Thomas Jefferson, Declaração da Independência, 4 de julho de 1776).
O filme "O Patriota - Roland Emmerich, mostra a vida de um soldado que tenta viver em paz com sua família, mas por conta da revolução que estava acontecendo à sua volta, ele percebe que a única maneira de ter paz em sua nação, é lutando por ela, e pelo futuro de seu filho nela.



Dica de site: este site conta em detalhes o contexto histórico da época da Revolução Americana: http://www.prof2000.pt/users/chito2/revam.htm


Dica de livro: 

"As Origens Ideológicas da Revolução Americana, de Bernard Bailyn". Ele mostras as múltiplas facetas dos pensamentos que levaram à Revolução Americana, e como encará-las. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário