quinta-feira, 23 de maio de 2013

Aula do dia: 20/05/13

Nessa aula o foco foi na Revolução Francesa e na Burguesia, usando ainda alguns trechos do livro "A Era das Revoluções" de Eric Hobsbawm. Mas essa postagem será um pouco diferente das anteriores, aqui vamos dar umas dicas de links, filmes e livros para surtir um interesse diferenciado no assunto.

Dica de fime:

"Daens, Um Grito de Justiça", sinopse: Na cidade de Aalst, norte da Bélgica, um grupo de trabalhadores vive em condições miseráveis, vítimas da exploração da indústria de tecidos onde estão empregados. A situação começa a mudar quando um padre revolucionário é transferido para a cidade e assume a igreja local.


Dica de livro:


Sinopse: Os Miseráveis, um dos romances mais amados de Victor Hugo, é como o "Notre Dame" de Paris, não só um clássico do mundo literário, mas também deu origem ao mais bem sucedido musical de todos os tempos. Com uma surpreendente combinação de ação, compaixão, sofrimento, fúria, perdão e amor, esta poderosa série televisiva relata a saga de um homem que lutou contra o sistema judicial da sua época, que condenava todos aqueles que tiveram a infelicidade de nascer pobres. Jean Valjean, depois de ter passado quase vinte anos na cadeia por roubar pão, emerge da sua condição de prisioneiro com fome de viver e disposto a levar uma vida honesta. Contudo o Inspetor Javert está convencido que um criminoso será sempre um criminoso, e que Valjean pertence a cadeia... Para sempre.


Dica de link:
Este vídeo mostra algumas fases da Revolução Industrial, ajuda a ter uma noção do assunto,  bom para auxiliar em estudos sobre essa época. 









sexta-feira, 17 de maio de 2013

O mundo na década de 1780


Aula 4: 14/05

Com a apresentação de mapas conceituais feitos por grupos da sala com base em parte do livro “A Era das Revoluções” de Eric Hobsbawm, foi feito um aprofundamento no assunto que rodeia o meio iluminista.


Nosso mapa conceitual


Na década de 1780 iniciaram-se algumas ações Iluministas, onde o mundo era grande em tamanho e em vontade de crescer , mas pequeno em população e expansão de  terra, pois o local que continha o maior número de habitantes era a Europa.
Época da pequena evolução de comunicação, que era feita através de cartas que demoravam dias para serem entregues, ou notícias passadas de um lugar para outro por viajantes. Também houveram mudanças no transporte, com a abertura de novas estradas em terra, encurtando o tempo de algumas viagens e a valorização e melhoramento de condições no transporte por água.
Os donos de grandes propriedades eram considerados da classe dominante. A economia girava em torno da produção dos burgueses, que eram comerciantes e antigos agricultores.
O pensamento Iluminista já fora inserido na mente da população europeia e ganhava espaço no mundo, principalmente na Europa Evolucionista.
A primeira revolução deste período, conhecida como revolução industrial,  levou as pessoas do campo a se mudarem para as cidades em busca da melhoria de vida. Entretanto, quanto mais as máquinas se expandiram nas indústrias, mais o desemprego e/ou acidentes no trabalho aumentaram, causando a separação dos trabalhadores em dois grupos que lutaram pela mesma coisa, mas de formas diferentes. Um usava a força e o grito, e o outro ia por estratégias e cartas ou ofícios para lutar e pedir condições de trabalho melhores. Muitas vezes, no começo dessas revoluções, as suas lutas eram contra as máquinas. Somente depois perceberam que os culpados eram os donos delas, mudando o seu foco de perseguição. 

Revolução Industrial 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Terceira aula



Aula 3: 06/05

Esta aula foi baseada em algumas partes do livro “A era das Revoluções” de Eric Hobsbawm, que havia sido entregue na aula anterior. 
O texto explica muitos conceitos que foram criados na época do iluminismo e são usados até hoje, também caracteriza e descreve o mundo de uma forma geral. Nos mostra como era o mundo no séc. XVIII: Fonte de informações limitada à Igreja Católica e ao Estado; população concentrada em zonas rurais; poder econômico concentrado nas mãos de donos de terras; avanço das navegações; descobertas de novas terras por parte de exploradores e viajantes. Além de nos dar uma base sobre as principais Revoluções desse período, como a Revolução Industrial, Revolução Francesa, também conhecidas como Revoluções burguesas. 
Tendo algumas noções básicas de mundo no séc. XVIII com esse texto, a professora nos pediu para fazermos um mapa conceitual explicando o mundo na década de 1780 para ser entregue na próxima aula.



Eric Hobsbawm

Segunda aula: Continuação do assunto (Iluminismo)


Aula 2: 29/04

Nesta aula começamos discutindo o texto adaptado por Francisco J. C. Falcon, “Iluminismo”, e o texto, também adaptado, de Ricardo de Moura e Alli Faria, “História para Ensino Médio”. 

Foram propostas as seguintes questões :
1   
1  1)   Quais os argumentos o autor do texto I elabora para afirmar que somos herdeiros do Iluminismo?
R: Ele fala do plano político(autoritarismo, hostilidade e distância do popular; elitista mesmo com a democratização); ditaduras e líderes carismáticos, elites tecnocráticas e partidos que se proclamam exclusivos da verdade. A ciência como verdade única e indiscutível, acima de qualquer dúvida. Tecnologia e burocracia, triunfos da racionalidade científica.
     2)   A partir da leitura dos dois textos, podemos concordar com o autor do texto I?
Sim. Pois em nossa realidade ainda vivemos de uma forma adapatada e/ou modificada aos fundamentos do pensamento iluminista. Desde no contexto político, religioso ou na relação da ciência na sociedade.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Nossa primeira aula: Introdução ao Iluminismo


Aula 1:   22/04
Nosso primeiro assunto deste ano letivo é o Iluminismo.
Neste dia, iniciamos o assunto com os principais acontecimentos do período referente ao Iluminismo. 
Recebemos o texto "Somos todos da Idade Média" retirado da "Revista de história da Biblioteca Nacional", publicado em 01/03/2008. 
O texto demonstra que muitos aspectos da nossa sociedade hoje foram herdados da Idade Média, muitas práticas nasceram lá e praticamos esses atos sem perceber. O objetivo do texto é estudar essa parte da história para que percebamos a importância que o Século das Luzes tem em nossas vidas.

Algumas Questões sobre o Iluminismo e suas respectivas respostas:

1) Porque o Iluminismo e/ou "Século das Luzes são referências/adjetivos utilizados para um período da história de valorização da ciência e da razão?

R: Por que nessa época o homem começou a se libertar do controle que a Igreja Católica tinha sobre suas ideias e percepções de mundo. Foi uma época de valorização do ser humano, onde foram feitas grandes descobertas e iniciadas algumas revoluções. O nome Século das Luzes surge do conceito de que os homens estavam saindo de uma era de "Trevas", por parte do intelecto e das crenças ultrapassadas; e caminhando para uma era de conhecimento, e reconhecimento da importância da Ciência, a era da "Luz".

2) Identifique e comente aspectos desse período da história (Iluminismo) que permanecem na contemporaneidade. 

R: Valorização da ciência, pois naquela época assim como hoje a ciência nos auxilia em muita coisa; liberdade religiosa, pois foi naquela época que a sociedade de libertou da Igreja Católica e o estado se fez laico, o que se mantém até hoje.

3) Mostre acontecimentos da história do Brasil que se referem a influência das ideias iluministas. 

R: Alguns inconfidentes usaram ideias em suas revoltas como: liberalismo, liberdade religiosa, de pensamento e expressão, fim do absolutismo, como base para fundamentos na independência do Brasil em 1789. 


Também nos foi entregue outros dois textos, que discutiremos na próxima postagem, pois ele foi discutido na aula seguinte, do dia 29.04


quarta-feira, 8 de maio de 2013